Centro de BTT das Aldeias do Xisto - Ferraria de S. João

Dia 14 e 15 já tenho destino! Quem mais?
"No dia 14 de Março inaugura-se em Ferraria de S. João (Penela), o primeiro Centro de BTT das Aldeias do Xisto, que é também a primeira infra-estrutura do género em Portugal.

Este Centro é uma rede de trilhos de BTT permanente, incluindo um local central de acolhimento dotado de um conjunto de equipamentos dedicados exclusivamente aos praticantes de BTT de lazer. Está apetrechado com estacionamento, balneários, estação de serviço para bicicletas (lavagem, ar e mini-oficina) em regime de self-service.

O Centro é constituído por um total de 196km de trilhos do tipo Cross Country, sinalizados com marcações específicas adoptadas internacionalmente, com quatro níveis de dificuldade (verde, amarelo, vermelho e preto) adequados a todos os tipos de utilizadores, desde os que pretendem iniciar-se até aos mais exigentes. Um desafio à adrenalina por single tracks e caminhos surpreendentes.

No dia 15 pode realizar um percurso pedestre num dos primeiros troços da Grande Rota das Aldeias do Xisto.
Quem preferir um passeio a pé por entre a natureza e as paisagens do território do xisto, pode optar por acompanhar o percurso pedestre Ferraria de S. João (Penela) – Casal de S. Simão (Figueiró dos Vinhos).
Este é já um dos primeiros troços lineares da Grande Rota das Aldeias do Xisto, com a extensão de 11 km e duração aproximada de cinco horas.
Programa 14 Março
10h – Inauguração do Centro de BTT da Ferraria de S. João
10h30 – Início simultâneo de três percursos guiados (de 2 a 20 km)

Programa 15 Março
9h30 – Início simultâneo de três percursos guiados (de 29 a 75km)

Haverá oferta de lembranças, petiscos e duche. Possibilidade de pernoita em acampamento ou diversas opções de alojamento. Haverá um número limitado de bicicletas e capacetes para utilização dos participantes. Inscrição prévia aconselhada e gratuita."
in "http://www.aldeiasdoxisto.pt/detalheagenda/4/5/42/3/2009/1779"