I ROTA DA BROA - CUMEEIRA - 25 Julho 2010

Dia 25 de Julho de 2010 - Primeira prova de BTT na freguesia da Cumeeira - Rota da Broa.

A organização deste evento conta com o apoio da Câmara Municipal de Penela e da Junta de Freguesia da Cumeeira; conta ainda com a generosidade de vários patrocinadores e com um grande empenho e dedicação por parte de vários habitantes da freguesia.

O ponto de partida e o ponto de chegada terão um local em comum: a Igreja Matriz da Cumeeira.

Ao longo do percurso passaremos pelas seguintes povoações: Bouçã, Cumeeira, Gagos, Grocinas, Louriceira, S. Paulo, Vendas das
Figueiras, Venda dos Moinhos, Câneve, Casal Novo, Cabeça Redonda, Favacal, Ferraria de S. João, Ribeirinho, Abrunheira.
Embora todas as povoações ofereçam magníficas vistas e paisagens há uma, que pelas suas características únicas, que se destaca:
Aldeia do xisto da Ferraria de S. João.

Alcandorada numa crista quartzítica no extremo sul da serra da Lousã, tem como ex-líbris os antigos abrigos dos animais. Perto de Casal de S. Simão, esta aldeia tira hoje partido da presença de novos vizinhos para recuperar antigas tradições, festas populares e religiosas, em que todos se envolvem reunindo esforços e participando para um bem comum.

Aqui descobre-se como o xisto e o quartzo se casam numa união tão perfeita que só poderia acontecer na Ferraria de São João. Esta Aldeia do Xisto está próxima de outra, o Casal de S. Simão, à qual se pode ir através de um caminho pedestre de enorme encanto, hoje bastante utilizado por habitantes antigos e mais recentes.

Centro de BTT – Ferraria de S. João

Este Centro dispõe de um edifício de apoio ao BTT com estação de serviço para bicicletas com lavagem (moedas de 50 cent ou 1 euro), ar e mini-oficina self-service disponíveis 24h. Tem ainda casas de banho e duches quentes (moedas de 50 cent) disponíveis das 8h às 20h.

A partir deste Centro tem à disposição quatro percursos com crescentes níveis de dificuldade, e um quinto, de longa distância, que faz a ligação com os trilhos do Gondramaz e da Serra da Lousã, voltando sempre à Ferraria de São João"; por "http://rotadabroa.wordpress.com"

Percurso: Aproximadamente 35km com grau de dificuldade médio

Inscrições: Formulário (limitado a 150 inscritos confirmados até 22 de Julho de 2010)

Inclui: seguro, reforços, almoço, lavagem bicicletas e lembranças.

Contactos: rotadabroa.btt@gmail.com - Telf. 912758673 (Carlos Mendes); 918801440 (Marco Estanqueiro); 917292041 (Pedro Simões); 916450245 (Marco Ferreia)

Tudo em: http://rotadabroa.wordpress.com