“ Volta dos 3 portos” – Ferraria de S. João – 9-01-2010

Eram 14:30 quando nos encontrámos no jardim municipal. O frio era glaciar! Ou de rachar, como preferirem. Depois de alguma troca de ideias sobre a volta, decidimos fazer um percurso que já algum tempo queria realizar: saída de Figueiró – Barraca da Boavista – Agria – Machuca – Moninhos – Ferraria de S. João – Cercal – Casal Velho – Chimpeles – Aldeia da Cruz – Aldeia Ana de Avis – Figueiró.
É um percurso com alguma dureza pelo desnível que apresenta. O frio que estava, a rondar os 2º, 3º graus, tornava as descidas mais difíceis de superar que as subidas. Nessas podíamos pelo menos aquecer! Já a descer deixava-se de sentir as mãos, os pés e até a zona facial se tornava dormente! O gelo acompanhou-nos durante praticamente todo o percurso! Não chegara a descongelar!
Ao chegar a Figueiró parámos no café “Zé Pesetas” onde a preocupação era conseguir aquecer! Jeropiga não havia! Moscatel também não! Então atacámos forte e feio no vinho do porto! Foram 3 de seguida que nos aqueceram o corpo, mas especialmente a alma! Dali até casa parecia que as bikes tinham sofagem!!!
Fica o track GPS…