Evasão: "SANTO ANTÓNIO DA NEVE" - 20-11-208

Evasão: “Santo António da Neve”
Data: 20 Novembro 2008

O desafio de hoje “envolvia” novamente uma palavra: ALTITUDE…
Isso mesmo! O destino era chegar ao alto da serra da Lousã, mais propriamente, ao Santo António da Neve. E assim foi…
Saída de Figueiró por volta das 10:20 horas, rolando em asfalto até Castanheira de Pêra. Daí segui para o Poço Corga (praia fluvial) onde fiz uma pausa e comi uma “barrita”. Algumas fotos depois saí em direcção ao ponto de destino… Com passagem por Palheira, foi sempre a subir até ao topo! À medida que ia subindo a vista tornava-se fantástica. Não foi fácil, mas chegado lá acima senti que tinha vencido mais um desafio. No entanto o joelho esquerdo continua a dar problemas! Não sei que raio se passa: talvez seja velhice! Mais uma barra energética, e saída para o regresso. Direcção ao Trevim, vindo depois sempre ao longo da serra desfrutando de uma paisagem ímpar… Chegado ao cimo do Parque Eólico de Figueiró dos Vinhos, decidi não vir por dentro do parque, mas antes vir por estrada até à Castanheira e daí até casa… Estavam então percorridos 70 Km de uma “voltinha” simplesmente FANTÁSTICA !
No Coentral existem vários Percursos Pedestres marcados. Será que se podem fazer de bike? Há um que começa no Santo António da Neve e termina no Coentral! Eu vi o seu início mas desconhecia onde iria terminar! É um single "montanha abaixo"! Se for ciclável é fabuloso... Vou lá voltar! É um lugar de muita beleza natural...